A Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e outras instituições de saúde e educação, lançou pesquisa para saber o impacto da pandemia do novo coronavírus na vida dos profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19. O objetivo da pesquisa é entender como o trabalho tem afetado a vida, o corpo e saúde emocional dos profissionais da área médica.
“Os profissionais de saúde não são preparados para ver pessoas que não se recuperam, e muitos evoluem para óbitos. Tudo isso afeta brutalmente a parte emocional desse profissional”, diz Maria Helena Machado, coordenadora da pesquisa da Fiocruz.
Atualmente cerca de 1 milhão dos 3,5 milhões de profissionais do SUS está atuando diretamente no combate à Covid-19. Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, 180 mil, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, já contrairam a doença e 160 foram a óbito .
A pesquisa da Fiocruz está disponível online para todos os profissionais e pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://www.bitly.com/PesquisaFiocruz.
Contamos com a sua participação!