Brasília, DF – A Associação Brasileira de Enfermagem ABEn participou nesta segunda-feira, 13 de março de 2023, na Organização Pan-Americana da Saúde – representação Brasil, da oficina “Desafios para a Disponibilidade e Acessibilidade da Enfermagem”. A atividade foi conduzida pelo coordenador da unidade técnica de Capacidades Humanas para a Saúde– UCHS/OPAS/OMS, Brasil, Roberto Tapia, e da Carla Ventura, do Centro Colaborador, EERP, Brasil.
A participação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) na oficina de priorização é de extrema importância. Representada pela diretora de comunicação social e publicações Erica Mallmann e pela secretária geral, Rosalina Sudo, a ABEn estave presente para contribuir na identificação dos desafios prioritários para a melhoria da disponibilidade e acessibilidade da enfermagem no Brasil, bem como nas opções políticas para abordá-los. A entidade é referência na área de enfermagem e tem contribuído significativamente para a valorização e fortalecimento da profissão no país. A presença da ABEn reforça o compromisso da entidade em participar de iniciativas que promovam o desenvolvimento da enfermagem no Brasil e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
A oficina surgiu a partir da criação do Grupo de Trabalho do Estado da Enfermagem no Brasil, para a contribuição no relatório “Estado da Enfermagem no Mundo 2020” e “Estado da Obstetrícia no Mundo 2021”, estabeleceu-se uma oportunidade única de coleta e discussão de dados de forma colaborativa entre os principais atores no planejamento e regulação da força de trabalho de enfermagem no Brasil.
O projeto tem o objetivo geral de estabelecer um ambiente propício de diálogo e de intercâmbio entre os principais atores no planejamento e regulação da força de trabalho em enfermagem no Brasil, a oficina visa subsidiar e impulsionar o planejamento e formulação de políticas pelas melhores evidências disponíveis sobre o tema.
O projeto “Desafios para a Disponibilidade e Acessibilidade da Enfermagem” é de extrema importância para a área da saúde e para o país. Por isso, a realização da oficina é um marco para o setor e uma oportunidade única para os principais atores no planejamento e regulação da força de trabalho de enfermagem no Brasil.
Confira as fotos abaixo.