Lançamento da CasaABEn no 74º CBEn

Quase centenária, mas muito antenada nas inovações: a ABEn inicia a celebração de seus cem anos dando os primeiros passos em um ambiente virtual em que a história da ABEn é apresentada de maneira interativa, com muita informação e imagens que registram os momentos mais marcantes dos 97 anos de nossa associação, entre elas o uso do metaverso: a CasaABEn. O projeto foi lançada hoje, na manhã do dia 13 de novembro, no Teatro Noel Rosa, na UERJ, como parte da programação do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem.

Quem participou do lançamento pode acompanhar uma visita à primeira das cinco Trilhas previstas no metaverso: caminhos que poderão ser percorridos em uma representação da sede da ABEn. Por meio de realidade virtual, visitantes poderão conferir a Galeria das Presidentas da associação – na qual, além dos retratos, os(as) visitantes podem ter informações históricas sobre a gestão e marcos importantes para a Enfermagem no período, por meio de uma linha do tempo – e também um espaço sobre o Medalhão das Presidentas, em que podemos conhecer toda a história deste símbolo da organização, e conferir as fotos das dirigentes com o artefato.

A atual presidenta da ABEn, Jacinta Sena, destacou o empenho de toda a equipe envolvida na construção da CasaABEn, projeto nominado de “Acervo documental e de informação da ABEn: conhecimento e preservação da história da Enfermagem brasileira para a comunidade” e desenvolvido por meio de parceria da ABEn com a Fiocruz Brasília e com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), apoiado por recursos de emenda feita pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Para apresentar todo o processo de construção do projeto no 74º CEBn, foram convidadas a assessora Tânia Franco, primeira coordenadora do Departamento de HIstória da Enfermagem da ABEn (DHE); a coordenadora atual do DHE, Fernanda Baptista; a representante da UNESC Ioná Vieira Bez Birolo, e o representante da Fundação Osvaldo Cruz Brasília, Osvaldo Peralta Bonetti.

“A história da ABEn se mescla com a história da Enfermagem, o que demonstra a importância dos documentos que foram guardados, cuidados e organizados desde sua criação, em que cada gestão contribuiu para a preservação das informações que formam nosso Centro de Memória, desde 2004, e, agora, a CasaABEn”, afirmou a professora Tânia Franco.

“A CasaABEn é a casa da Enfermagem brasileira, e é tão bom podermos receber a todas e todos, em um lugar que, como uma casa, está aberta à expansão, vai precisar de cuidados constantes, e à medida em que for necessário vai precisar de reformas para se adequar às inovações”, comparou Fernanda Baptista

.