SOBEF | Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense



A Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense – SOBEF é constituída estrategicamente por doutores, mestres e especialistas de diversas áreas que pautam sua prática profissional na ética, competência, compaixão e ciência.

A fundação oficial deu-se no dia 30/01/2017, com a primeira Assembleia para a constituição da sociedade e aprovação do seu estatuto. No dia 13/03/2017, os membros fundadores realizaram a Primeiro Seminário Internacional de Enfermagem Forense, na Assembleia Legislativa de São Paulo com a presença de representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) e Conselhos Regionais de Enfermagem (COREn São Paulo e COREn e Pernambuco). Neste evento aconteceram debates e palestras sobre a temática da violência envolvendo todas idades e gêneros.

Finalmente, o registro oficial da SOBEF deu-se no dia 05/05/2017.

Panorama hoje da enfermagem Forense no Brasil

Nossa motivação

Objetivos

Principais desafios da SOBEF

Quadro diretivo


Panorama hoje da enfermagem Forense no Brasil

A Enfermagem Forense foi reconhecida pelo COFEN como especialidade, em 2011 através da Resolução 389. Desde então, vem sendo debatida a atuação e papel do enfermeiro forense, mas foi no ano de 2017, através da Resolução 556 que foram regulamentadas as áreas de atuação desse profissional. Esse é um grande avanço para a consolidação da especialidade. É fundamental salientar que muitos enfermeiros há anos já desempenham o papel de enfermeiro forense, mas no nosso país essa atuação não era considerada especialidade. Acreditamos que nos próximos anos só tenhamos a avançar com a conquista de diferentes áreas de atuação, seja na área de perícia e do sistema prisional, como nos diversos tipos de serviços de saúde.



Nossa motivação

Dentre os vários motivos que nos levaram a fundar a SOBEF, o principal remete aos dados alarmantes de casos de violência, tráfico humano e a aparente demonstração de falta de sensibilização para com este tema. Por meio da pesquisa de campo, o grupo de fundadores pode afirmar que a violência, além de trazer consequências devastadoras na vida dos sobreviventes e perpetradores, tem impacto na sociedade bem como na economia. Nosso grande objetivo é colaborar na formulação de estratégias para a prevenção de todos os tipos de violência e para atuação eficaz do Enfermeiro na detecção e a assistência aos envolvidos.



Objetivos

Entre os objetivos principais estão a prevenção da violência, a capacitação de enfermeiros para identificação e atendimento de sobreviventes e perpetradores, além da implantação da Especialidade no Brasil. Os pilares da SOBEF que são: Ciência, Competência, Ética e Compaixão. Temos também como meta capacitar o profissional Enfermeiro que atua na Enfermagem Forense que, embora não tenha titulação de Especialista, possua conhecimentos e experiências na área.


……………………………………………………………………………………………………………..

Principais desafios da SOBEF

Expandir as áreas de atuação do enfermeiro forense no país, principalmente na área de perícia; garantir a nossa participação na cadeia de custódia de preservação de vestígios; expandir os cursos de especialização que atendam aos padrões de qualidade necessários para atuação profissional; participar da elaboração de políticas, leis e outras estratégias de combate à violência.



Quadro diretivo

Diretoria executiva
Presidente: Carmela Lilia Espósito de Alencar
Vice-Presidente: Maria José dos Reis
1º Secretário: Juliana de Oliveira Musse Silva
1º Tesoureiro: Aloísio Olímpio

Comissões especiais
Enfermagem Forense em Direitos Humanos, Bioética, Filosofia e Legislação
Enfermagem Forense na Saúde do Homem
Enfermagem Forense na Saúde da Mulher
Enfermagem Forense na Saúde do Idoso
Enfermagem Forense na Infância e Adolescência
Sistematização da Assistência da Enfermagem Forense e Teoria do Cuidado
Enfermagem Forense em Atendimento Pré-hospitalar, Urgência e Emergência
Enfermagem Forense na Saúde Coletiva
Enfermagem Forense em Psiquiatria, Psicologia e Saúde Mental
Enfermagem Forense no IML, Perícias e Sistema Prisional.


Voltar página