ABEn atua na elaboração de diagnóstico do escopo das práticas de Enfermagem que baseará propostas de políticas públicas
A ABEn participou da 7ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Práticas de Enfermagem no Brasil organizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (MS/OPAS) neste dia 1º de julho. Nesta reunião foi aprovado o primeiro relatório do grupo de trabalho (GT), que consiste em um diagnóstico da situação das práticas em enfermagem no país e os caminhos para superação de desafios no âmbito da formação e regulação do trabalho, principalmente no que consiste à ampliação do escopo de práticas da Enfermagem.
O GT inicia agora uma segunda etapa muito importante, que é a formulação de proposições que vão orientar a elaboração de políticas no âmbito da Gestão do Trabalho e Educação para o campo da enfermagem no Brasil. “A ABEn tem participado ativamente deste GT e da elaboração desse relatório produzido e seguirá fazendo os debates internos com os seus(suas) associados(as), seu conselho consultivo de entidades de especialistas e diretores de práticas das seções para construir coletivamente as propostas a serem encaminhadas para o GT. Participem desse processo!”, explica a diretora do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem, Lívia Angeli.
“Vamos construir juntas(os) o perfil de práticas em enfermagem que fortaleça o SUS e atenda às necessidades da população brasileira com garantia de trabalho digno para todas as enfermeiras, técnicas e auxiliares em enfermagem”, completa Angeli.