Apresentação

Fundado em 2009 para promover avanços nos cuidados aos idosos. Regido pela Resolução CONABEn Nº 001/2009, nosso compromisso é oferecer assessoria e consultoria especializada, impulsionando a excelência na enfermagem gerontológica em todo o país. Possui uma organização nacional composta por um representante de cada região do país, todos membros associados da ABEn, um desses membros é o coordenador nacional do DCEG.

Ler Histórico Completo

Metas do departamento

Promoção de eventos e divulgação da Enfermagem Gerontológica;

Discussão dos parâmetros regulatórios dos cuidadores;

Formação em enfermagem gerontologia graduação, técnica e residência;

Programa de Boas práticas em Saúde do Idoso, Pesquisa e Banco de Dados;

Estímulo a criação de Departamentos em outros estados e Organização dos Membros do Departamento e valoração da ABEn.

Coordenação

Coordenadora do DCEG Nacional - Representante da Região Sul
Angela Maria Alvarez 2022-2025

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1979), Mestrado em Ciências da Enfermagem pela UFSC (1990) e Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela UFSC (2001). Professora Titular da UFSC com atuação na graduação e pós-graduação. Presidente da ABEn – Seção SC de 2002-2004 e 2004-2007. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Universidade Aberta da Terceira Idade ) no período de 2005 a 2011. Conselheira titular do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina no período de 2005 a 2011. Coordenadora DCEG da ABEn Nacional 2010-2013 e 2022-2025. Foi Presidente da ABEn Nacional, Gestão 2013-2016. Membro do GESPI, Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em Enfermagem, Cuidado em Saúde a Pessoas Idosas atuando nas seguintes áreas: Atenção à saúde da pessoa idosa; Cuidados à pessoa em condições crônicas; Cuidado em grupos com pessoas com doença de Parkinson e familiares cuidadores; Cuidados de Enfermagem às pessoas adultas e idosas hospitalizadas em condição clínica; Sistematização da Assistência de Enfermagem; Boas Práticas de Enfermagem no cuidado à pessoa idosa; Indicadores do evento queda com pessoas idosas.

  • E-mail: angela.alvarez@ufsc.br
Coordenadora do DCEG Nacional – Representante da Região Nordeste (Seção CE)
Maria Célia de Freitas nov 2019 - jun 2020

Graduação em Enfermagem pela UECe (1983), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela EERPUSP (1999) e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela EERPUSPscola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará e Enfermeira assistencial do Instituto Dr José Frota. Tem experiência na área hospitalar, com ênfase na atenção a saúde do Idoso nos diferentes contexto do cuidado. Linha de pesquisa: Cuidado Clinico de enfermagem ao idoso e as práticas educativas. Desenvolve pesquisas nas área de enfermagem e o processo de envelhecimento, velhice e idosos e  pesquisas fundamentadas nas Taxonomias de Enfermagem.

  • E-mail: celia.freitas@uece.br
Coordenadora do DCEG Nacional - Representante da Região Sudeste (Seção RJ)
Rosimere Ferreira Santana nov 2019 - jun 2020

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora CNPq PQ-2(desde 2006), atuando na graduação, na especialização em Especialista em Psicogeriatria, no Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA), no Mestrado e no Doutorado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Associada da ABEn Seção Rio de Janeiro,Titular – Conselho Regional de Enfermagem COREN-RJ (Gestão 2021-2023). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Gerontológica (NEPEG) e do Grupo de Estudos em Processo de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem (GEPEPAE). Coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFF e a Azienda per Lassistenza Sanitaria Triestina – Itália (2017). Membro da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE 2020-2021). Membro da Associação Internacional pela Cultura da Não Contenção. Membro da Sigma Theta Tau – Capítulo Rho Upsilon. Tem experiência na área de Enfermagem Gerontológica, Processo de Enfermagem e Formação Profissional em Prática Avançada

  • E-mail: rosifesa@gmail.com
Coordenadora do DCEG Nacional - Representante da Região Norte
Fernanda Farias de Castro

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus (1993), Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e Doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazona, atuando nas disciplinas Enfermagem no Processo de Cuidar da saúde da família e coletividade e Cuidados Básicos em Gerontologia. Docente Lato Sensu do Curso de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como enfermeira assistencial no Serviço de Pronto Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde de Manaus. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem, sessão Amazonas e Vice coordenadora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica do Amazonas. Integra o Grupo de Pesquisa LaPeCSH – Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, atuando nas áreas de enfermagem, saúde de populações vulneráveis, saúde do idoso, estratégia saúde da família e coletividade.

  • E-mail: fcastro_uea@hotmail.com


Membros



Mapa




Notícias do departamento

Departamento de Enfermagem Gerontológica
Nota do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica

O Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica da ABEn e a Red de Enfermeria en Salud del Adulto Mayor RED ESAM Capítulo Brasil vem a público manifestarem sua preocupação

.