Sem categoria

Reinauguração da sede, assinatura de acordo e momento musical nos 98 anos da ABEn

  • 28 de agosto de 2024
  • Livia

O segundo dia de celebração do aniversário de 98 anos da ABEn foi marcado pela reinauguração oficial de sua sede, em Brasília (DF), pela assinatura de Acordo de Cooperação com a Fiocruz para o desenvolvimento de projetos entre as duas instituições e por comemoração com música.

“A trajetória da ABEn se confunde com a trajetória da nossa profissão, porque estivemos presentes e atuantes em todas as conquistas para a Enfermagem no Brasil, e assim continuamos no presente e pelo futuro que estamos construindo, com a participação das(os) estudantes de Enfermagem e todas e todos que fazem parte desta que é a maior força de trabalho do SUS, e que estão na linha de frente do cuidado com a população, especialmente neste contexto de aquecimento global e de aumento das desigualdades sociais”, afirmou a presidenta da ABEn nacional, Jacinta Sena.

A cerimônia oficial contou com a presença expressiva do Ministério da Saúde, representado pelo secretário executivo Swedenberger Barbosa, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, e pela secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. “O MS fez esse compromisso com a democracia e com a ciência. Nos comprometemos a procurar o MEC para garantir a implementação das Diretrizes Nacionais Curriculares; nos comprometemos em dialogar sobre a ampliação do escopo da práticas de enfermagem, em buscar fazer a demografia da enfermagem, que é fundamental para atualizar a atuação do SUS e das trabalhadoras(es) da saúde, e reafirmamos nosso compromisso com o pagamento do piso da enfermagem realizando as caravanas do piso para superar os obstáculos que existem para o pagamento nos estados e municípios”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde.

O Conselho Nacional de Saúde também prestigiou a cerimônia, representado por seu presidente, Fernando Pigatto, assim como a Fiocruz DF, representada pela diretora da entidade Fabiana Damásio. Os movimentos sociais também estiveram presentes na homenagem, com a presença de representantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten) e do Fórum Nacional da Enfermagem.

O poder legislativo também celebrou a ABEn: as deputada federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Eryka Kokay (PT-DF), a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) participaram da cerimônia. “A ABEn foi fundamental para a luta pela democracia em toda a sua história e pela visibilidade da Enfermagem em todos os espaços de construção de direitos”, afirmou Alice Portugal.

Para comemorar os 98 anos de existência e de lutas da ABEn, assim como sua sede revitalizada, houve ainda um momento musical, e as(os) participantes puderam vivenciar a felicidade de fazer parte de uma organização que segue caminhando com ética e firmeza na direção da valorização da prática social e do ensino de enfermagem. Viva a Enfermagem viva! Viva a ABEn!