Estatuto ABEn

Fundada em 1926, sob a denominação de Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas (ANED), a Associação Brasileira de Enfermagem teve o seu primeiro Estatuto Social aprovado em 07 de agosto de 1944, registrado sob o nº de Ordem 4.482 do livro K, Cartório do 6º Ofício do Rio de Janeiro. À época, passou a denominar-se Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas (ABED).

Regimento Interno da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem – COMSISTE ABEn Nacional (Atualizado em 19/02/2018)

A Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem é órgão estatutário, de assessoria e consultoria da ABEn (Art. 35, inciso III, alínea “a” do Estatuto Social). Faz parte da base estrutural e organizativa da entidade, nos âmbitos nacional, estadual, regional e do Distrito Federal, estando vinculada à Diretoria do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais (Art. 60, inciso I, do Estatuto Social).

Regimento Interno do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (DEPSM)

Regimento normatiza a organização e funcionamento do DEPSM da ABEn Nacional, aprovado na 66ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn, em 1 de novembro de 2012, tendo em conta o Estatuto da entidade, aprovado pela Assembleia Nacional de Delegados, em Goiânia-GO, em 01 de novembro de 2005 e alterado setembro de 2017

Regimento Interno Departamento de Enfermagem na Atenção Básica – DEAB ABEn

Regimento que normatiza a organização e o funcionamento da Enfermagem na Atenção Básica da Associação Brasileira de Enfermagem. Foi criado como DEAB - Departamento Científico de Atenção Primária à Saúde, em dezembro de 2009 e aprovado na 60ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn, tendo em conta o Estatuto da entidade. Foi reformulado e aprovado na 78ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn, de 25 de fevereiro de 2018.

Regimento Interno Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica – DCEG

Regimento normatiza a organização e funcionamento do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn (DEGER-ABEn), criado em dezembro de 2009, aprovado na 60ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn, tendo em conta o Estatuto da entidade, aprovado pela Assembléia Nacional de Delegados, em Goiânia-GO, em 01 de novembro de 2005.

REGIMENTO ESPECIAL DA ELEIÇÃO de 2019

Regimento de regulamentação do processo eleitoral da ABEn para o ano de 2019, em conformidade com o que estabelece o Estatuto Social da entidade, aprovado em Florianópolis, 04 de junho de 2018.

Relatórios da Gestão Nacional – 2010/2013

Apresentação de todos os membros que participaram desta gestão, os propósitos , suas acoes, criação do Estatuto Social, as representações no período, forma de visibilidade institucional e suas relações, Jornal da ABEn, Paginas eletrônicas entre tantas outras informações.

Gestão 2012-2015 (Pós-Graduação Stricto Sensu em enfermagem: Protagonismo no educar e pesquisar).

Os Programas de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem têm sido responsáveis pelo avanço significativo da pesquisa no país, contribuindo para a profissão enquanto prática social, bem como para a formação de recursos humanos qualificados. Ao protagonizar o educar e o pesquisar, a PG em Enfermagem produz conhecimento com vistas a consolidar a profissão enquanto ciência.

Relatórios da Gestão Nacional – 2016/2019

Relatório das atividades desenvolvidas pela Diretoria Nacional da ABEn, Gestão 2016-2019, aprovado na 81ª Reunião do Conselho Nacional da ABEn, realizado na cidade de Manaus, em 08 e 09 de novembro de 2019.

Relatórios da Gestão Nacional – 2019/2020

Relatório das atividades desenvolvidas pela Gestão 2019-2020 aprovado na Assembleia Nacional de Delegados de 05 e 07 de dezembro de 2020, no cumprimento das disposições estatutárias e em conformidade com as deliberações da 3ª Assembleia Nacional de Delegados Ordinária realizada em Manaus/AM em 13 de novembro de 2019.

  • 21 de fevereiro de 2024

PORTARIA Nº 096

Dispõe sobre a Nomeação do Grupo de Trabalho para elaboração de contribuições à atualização do Prontuário Eletrônico do Cidadão da Atenção Básica.

PORTARIA Nº 095

Dispõe sobre a Nomeação do Grupo de Trabalho para organização da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem

PORTARIA Nº 094

Dispõe sobre a Nomeação dos Componentes do Grupo de Trabalho Enfermagem em Reabilitação da ABEn Nacional.

  • 2 de fevereiro de 2024

Portaria nº 090/2023

Dispõe sobre a Nomeação dos Componentes da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem da ABEn Nacional

Portaria nº 091/2023

Dispõe sobre a nomeação dos membros da Comissão Avaliadora da Prova de Título de Especialista em Enfermagem Gerontológica, do Departamento Científico de Enfermagem Gerontologia da ABEn

Portaria nº 093/2023

Dispõe sobre a nomeação da Comissão Avaliadora da Prova de Título de Especialista em História da Enfermagem, do Departamento Científico de História da Enfermagem da ABEn.

  • 28 de fevereiro de 2024

22 SENPE – CARTA DE CURITIBA PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA

O 22o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e 3o Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem promovido pela ABEn Seção Paraná, na cidade de Curitiba/PR, apresentou como tema central a “Pesquisa em Enfermagem no diálogo com as dinâmicas globais”. O tema proporcionou aos participantes a reflexão sobre o compromisso da Enfermagem em impactar positivamente, por meioda pesquisa, a saúde global.

  • 21 de fevereiro de 2024

73º CBEn realizados pela ABEn ,no período de 16 a 19 de novembro de 2022, em Salvador – CARTA DE SALVADOR PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA

Conclamação ao Estado Brasileiro, por meio do governo eleito, para restabelecer a construção das Políticas Públicas de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, pautadas pelo diálogo e a democracia, construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

73º CBEn, 6ºCLAHEN, 7º SENABS, V MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

CARTA DO 7ºSENABS: DESAFIOS ENFRENTADOS PELA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

Carta Aberta ao MEC MS, CNS, CNE, entidades da saúde e da educação, parlamentares, estudantes, docentes, profissionais de saúde e comunidade em geral

A ABEn manifesta profunda preocupação e indignação em relação às tramitações do MEC no que diz respeito à regulamentação e autorização do EaD no âmbito da graduação em enfermagem, sem a devida consideração dos espaços deliberativos e de participação das entidades representativas da enfermagem e do controle social