Observatório de Enfermagem: uma construção coletiva ABEn e FIOCRUZ
O terceiro dia de comemorações dos 98 anos da ABEn se deu com a realização da 2º Oficina do Observatório Brasileiro da Enfermagem (OBEnf), para continuar o processo de estruturação deste importante espaço de pesquisa e estudos sobre o campo da enfermagem brasileira.
Participaram da oficina a equipe coordenadora do projeto, que faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre ABEn e Fiocruz, assim como articuladores regionais e diretoria nacional da ABEn. O objetivo deste encontro foi compartilhar as produções realizadas relativas ao Observatório, feitas até o momento para definir prioridades do Plano de Trabalho 2024-2025.
“A carência de dados consistentes relacionados às múltiplas dimensões da prática e inserções da Enfermagem Brasileira tem sido um entrave para o avanço das políticas públicas na área da saúde no país. Também vemos a necessidade de explorar como se dão as condições de trabalhadoras/res desta categoria, jornada de trabalho, vínculos profissionais, oferta e qualidade de materiais ou equipamentos e como acontece o processo de trabalho. A necessidade de dados eleva a importância desta iniciativa e justifica o envolvimento da Fiocruz em sua implementação junto a ABEn e com outras instituições parceiras”, afirma a presidente da ABEN, Jacinta Sena
O observatório tem o objetivo de desenvolver programas e projetos no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científica, atenção à saúde, qualidade e ambiente, além de realizar pesquisas e investigações educacionais para verificar a efetividade das políticas de integração e acerca da realidade do trabalho e o campo de práticas da profissão, como também, sobre a formação em enfermagem e a educação permanente dos(as) trabalhadores(as) da enfermagem.
Histórico do projeto
Para lançar a iniciativa ABEn e Fiocruz realizaram nos dias 9 e 10 de maio de 2024 uma oficina para aprofundar o contexto e conceito das dimensões para o desenvolvimento do observatório, para refletir sobre estratégias e prioridades para a sua efetivação e também propor a definição de metas e resultados. Participam da oficina pesquisadoras abenistas de diversos estados e técnicas e técnicos da Fiocruz Brasília e Rio de Janeiro e também do Ministério da Saúde.
Nos dois dias, será realizada a construção coletiva a partir da reflexão das diferentes dimensões da enfermagem no Observatório: Dimensão educacional, Dimensão processo de trabalho, Dimensão tecnológica e Dimensão comunicacional. No primeiro dia, foram apresentados o escopo inicial que compõe o termo de referência entre ABEn e Fiocruz, assim como o plano de trabalho. Depois, os(as) participantes foram divididos entre as diferentes dimensões do Observatório e convidados a buscar uma contextualização e conceito para cada uma das dimensões, apontar um conjunto de ações prioritárias, estratégias metodológicas/recursos e parcerias a serem articuladas e desenvolvidas e propor metas e resultados para sua efetivação.