ABEn agradece à ministra Nísia Trindade pelo compromisso com a Enfermagem e com a Saúde no Brasil

Ministra Nísia Trindade na abertura do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em novembro de 2023
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) manifesta seu reconhecimento e agradecimento à ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo compromisso e dedicação à reconstrução do Ministério da Saúde, à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao fortalecimento da Enfermagem. Sua gestão foi fundamental para reorganizar políticas, fortalecer a ciência, ampliar o acesso à saúde e valorizar os profissionais da Enfermagem, essenciais para o funcionamento do SUS.
Durante sua gestão, importantes avanços foram alcançados para a categoria, incluindo a Implementação do Piso Salarial da Enfermagem, aprovado após grande mobilização da ABEn e de toda a categoria. Desde o início do trabalho de Nísia à frente da pasta, em 2023, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios e trabalhou para proporcionar as condições práticas para o repasse dos recursos necessários, garantindo que todos os municípios brasileiros recebessem apoio adequado.
A gestão de Nísia Trindade, o que inclui todos(as) os(as) secretários(as) sob seu comando, manteve um canal sempre aberto de comunicação com entidades representativas da Enfermagem, entre elas a ABEn. O diálogo direto e contínuo foi fundamental para garantir o pagamento do piso às(aos) profissionais em todo o país, e para a escuta da categoria na construção de novas políticas públicas e medidas do ministério.
Essas e outras iniciativas demonstram o empenho da ministra Nísia Trindade e sua equipe em fortalecer a Enfermagem no Brasil, reconhecendo sua importância vital para o SUS e para a qualidade da atenção prestada à população.
A ABEn reconhece e celebra esse legado, reafirmando seu compromisso em seguir trabalhando pela valorização da Enfermagem e pelo fortalecimento de um SUS universal, equânime e acessível a todas(os).
Nosso obrigada, Nísia Trindade!
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)