ABEn contribui com debate no INEP sobre cursos técnicos de Enfermagem
O curso Técnico em Enfermagem representa cerca de 17% de todas as matrículas em ensino técnico no Brasil. Em 2022, foram 359 mil matrículas, o que representa 62% de todos os matriculados nos cursos do Eixo Ambiente e Saúde. Essa grande dimensão dos cursos técnicos em Enfermagem chama a atenção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o tema.
Nesse processo, a ABEn participou de reunião de trabalho no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizada no período de 9 a 11 de abril, na perspectiva de apoiar o desenvolvimento de uma Política de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Participaram a diretora de Educação da ABEn, Célia Rozendo, a vice-presidente, Sônia Alves, e as(os) abenistas Regina Santos, Adriana Corrêa e Aldiney Doreto.
“Trata-se de uma iniciativa muito significativa, que reconhece a importância da(os) técnica(os) em enfermagem no conjunto da(o)s trabalhadora(es) em saúde, assim como a necessidade de se discutir e propor avaliação dos processos formativos desta categoria profissional, o que deve, ao final, influenciar a qualidade da atenção à saúde”, afirmou Célia Rozendo, diretora de educação da ABEn.