ABEn destaca preservação e memória da história da Enfermagem em lançamento do Memorial COVID-19

  • 18 de março de 2024
  • Livia

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) participou do lançamento do “Memorial Pandemia COVID-19, lembrar para aprender”, no dia 11 de março, em Brasília (DF), uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde. Trata-se de importante espaço de formação e participação social em que a valorização da ciência e a homenagem a todas as pessoas, profissionais e famílias afetadas são destacadas.

A presidenta da ABEn Nacional, Jacinta Sena, fez parte da mesa “Mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da pandemia”, e destacou as iniciativas da ABEn acerca da preservação da memória do trabalho da Enfermagem, categoria fundamental na frente de combate à pandemia. A ABEn está em processo de atualização de seu Centro de Memória da ABEn, assim como desenvolvendo a CasaABEn, projeto nominado de “Acervo documental e de informação da ABEn: conhecimento e preservação da história da Enfermagem brasileira para a comunidade” e desenvolvido por meio de parceria da ABEn com a Fiocruz Brasília e com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), apoiado por recursos de emenda pela deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A CasaABEn é um ambiente de realidade virtual em que a sociedade poderá conhecer a trajetória da luta da Enfermagem feita pela ABEn caminhando por “trilhas” de conhecimento. “Uma das trilhas da CasaABEn será sobre o Protagonismo da Enfermagem na pandemia da COVID 19, com destaque para o memorial das vítimas da COVID-19”, informa a presidenta. A primeira delas foi lançada em novembro de 2023, durante o 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem, e por ela visitantes poderão conhecer a simbologia da Enfermagem, como a história da Galeria das Presidentas, do Medalhão e da cerimônia da lâmpada, os(as) visitantes podem ter informações históricas sobre a gestão e marcos importantes para a Enfermagem no período, por meio de uma linha do tempo.

Jacinta Sena também destacou o protagonismo da categoria na luta pelo piso salarial durante a pandemia e apresentou proposta a criação de uma política permanente de cuidado com a saúde mental de profissionais de saúde, assim como Comitês Populares em Defesa da Vida nos territórios para manter a mobilização social para práticas de defesa da vida, a exemplo a vacinação.

O Memorial COVID-19 desenvolvido pelo governo federal será realizado no Centro Cultural de Saúde, no Rio de Janeiro. Trata-se de importante espaço de formação e participação social que destaca a valorização da ciência e a homenagem a todas as pessoas, profissionais e famílias afetadas pela pandemia.