Sem categoria

ABEn faz parte de comissão para promover Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil

  • 21 de março de 2024
  • Livia

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) é parte da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS) instituída pelo governo federal, que tem como propósito contribuir para a efetivação, no Brasil, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável proposta pela Organização das Nações Unidas. “Trata-se de espaço estratégico para enfrentar as grandes questões e problemas ambientais como pobreza e desigualdade, aquecimento global contínuo, poluição atmosférica, poluição hídrica e dos solos, descarte irregular de lixo, entre outros que impactam a saúde e as vidas no planeta”, afirma a presidenta da ABEn Nacional, Jacinta Sena.

Nos dias 18 a 20 de março, a CNODS reuniu-se no auditório da Fiocruz em Brasília para formular o planejamento estratégico 2024-2026, elaborar um documento base para o plano de trabalho da comissão e criar câmaras temáticas para implementar a Agenda 2030 no Brasil.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. Atualmente, o plano traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta. Em setembro de 2023, durante a Assembleia da ONU, o Brasil apresentou o compromisso de criar o 18º objetivo, o de promover a igualdade racial. Assim, a CNODS terá os povos e comunidades tradicionais em vista ao promover a Agenda 2030 nas ações do governo e da sociedade civil.

A Comissão é composta por 42 representantes ministeriais, 42 representantes da sociedade civil e quatro representantes de governos locais e estaduais, incluindo frentes e associações nacionais que reúnem municípios. Isso significa que a ABEn está entre as 42 representações de movimentos sociais nesse importante espaço de construção de propostas para o futuro, uma vez que, a Comissão deve acompanhar a implementação da agenda em todas as esferas de governo e junto à sociedade civil, além de difundir e dar transparência às ações realizadas para o alcance das suas metas e ao progresso no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.