ABEn promove debates estratégicos na 77ª SBPC com foco na formação e no papel social da Enfermagem
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) está marcando presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Recife (PE), com uma programação voltada à defesa da formação crítica e presencial na Enfermagem, à valorização do ensino técnico e à articulação entre ciência, território e saberes populares. As atividades, coordenadas pela presidenta da ABEn, Jacinta de Fátima Sena da Silva, reúnem especialistas de diversas instituições e reafirmam o compromisso da entidade com a educação transformadora e o fortalecimento da democracia.
A agenda da ABEn na SBPC teve início na segunda-feira, 14 de julho, com duas atividades. À tarde, a mesa-redonda “DCN Graduação em Enfermagem: identidade profissional, defesa da qualidade na formação e presencialidade” trouxe à tona os desafios e avanços relacionados às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem. Coordenada por Jacinta Sena, professora da Fiocruz, a mesa contou com exposições de Célia Alves Rozendo (UFAL), diretora de Educação da ABEn; Francisca Márcia Pereira Linhares (UFPE); e Francisca Valda da Silva (UFRN). O debate evidenciou a importância da presencialidade no ensino da Enfermagem e da construção de uma identidade profissional alinhada ao compromisso ético e social da área.
Logo após, das 18h30 às 20h30, foi realizado o encontro “Educação Popular e Ciência nos Territórios de Prática da Enfermagem”, também sob coordenação de Jacinta Sena. A atividade propôs uma reflexão crítica sobre a articulação entre os saberes científicos e populares na produção do cuidado em saúde, a partir de uma perspectiva decolonial. O debate provocou reflexões sobre o papel da Enfermagem na construção de um projeto democrático para o país, valorizando práticas emancipadoras nos territórios onde se dá o cuidado cotidiano.
Encerrando a programação, na tarde desta quarta-feira, 16 de julho, foi realizado o painel virtual “Diretrizes e orientações para a formação do Técnico em Enfermagem: avanços, limites e desafios”, com transmissão pelo canal da ABEn no YouTube. Com mediação da presidenta Jacinta Sena, o painel reuniu as professoras Célia Alves Rozendo (UFAL) e Ana Lucia Teixeira de Lima (UEPB) para discutir caminhos e perspectivas para o fortalecimento da formação técnica em Enfermagem, fundamental para a qualificação do cuidado no Sistema Único de Saúde.
A atividade se insere em um contexto político e educacional desafiador: embora os técnicos e técnicas em enfermagem representem a maior força de trabalho da saúde no país, sua formação ainda carece de parâmetros nacionais que garantam qualidade, coerência com os princípios do SUS e sintonia com as necessidades regionais. Em resposta a essa lacuna, a ABEn, em parceria com o Ministério da Saúde, o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da UERJ (Cepesc) e a OPAS, elaborou o documento “Diretrizes e Orientações para a Formação do Técnico em Enfermagem”, lançado em 2024.
Ao promover essas atividades na SBPC, a ABEn reafirma seu papel estratégico na produção de conhecimento comprometido com os direitos sociais, com a valorização da Enfermagem e com a construção de uma ciência cidadã e inclusiva. Para Jacinta Sena, “a formação técnica deve estar fundamentada na indissociabilidade entre educação e prática social, no trabalho como princípio educativo, e na compreensão crítica das dimensões técnicas, éticas, políticas e sociais do cuidado. A ABEn defende que a formação do Técnico em Enfermagem precisa estar integralmente conectada ao cotidiano das redes de atenção à saúde e às diretrizes do SUS, valorizando a participação social, a equidade e o compromisso com a saúde coletiva”.