ABEn realiza agenda de reuniões em Brasília para planejamento do centenário e acompanhamento da gestão

  • 28 de janeiro de 2026
  • Livia

 

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) realizou, entre os dias 26 e 28 de janeiro, em sua sede nacional, em Brasília (DF), uma série de reuniões estratégicas que reuniram a Diretoria Nacional e o Conselho Fiscal da entidade. Os encontros tiveram como objetivo planejar as ações de 2026 — ano em que a ABEn celebra seu centenário — e fortalecer o acompanhamento administrativo, financeiro e institucional da gestão 2025–2028.

Planejamento político e mobilização nacional

Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Diretoria da ABEn esteve reunida para discutir o planejamento das principais ações e eventos do próximo período. A pauta teve como foco a construção de uma agenda nacional de mobilização em torno das comemorações dos 100 anos da entidade, da realização da 87ª Semana Brasileira de Enfermagem (12 a 20 de maio, em todo o país), do 20º SENADEn/17º SINADEn (26 a 29 de julho, em João Pessoa/PB) e do 76º Congresso Brasileiro de Enfermagem (8 a 12 de novembro, em Brasília/DF).

Para a presidenta da ABEn, Jacinta Sena, esses eventos reafirmam o papel histórico da entidade na defesa da profissão. “São iniciativas que expressam o compromisso da ABEn com a valorização da Enfermagem, a defesa da formação de qualidade, a luta por condições dignas de trabalho e a defesa da vida. O centenário da ABEn será marcado por ações que fortalecem a unidade da Enfermagem brasileira diante dos desafios contemporâneos do cuidado e da saúde no país”, afirmou.

Conselho Fiscal acompanha gestão contábil e financeira

Dando continuidade à agenda institucional, o Conselho Fiscal Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem realiza nesta semana, de 28 a 30 de janeiro, reunião para apreciação de temas relacionados à gestão contábil, patrimonial e financeira da entidade e, especialmente, para traçar diretrizes e estratégias para o triênio 2025-2028. O encontro integra a agenda regular de acompanhamento e fiscalização dos atos contábeis, financeiros e executivos da Diretoria da ABEn.

Este é primeiro encontro do Conselho Fiscal da ABEn da gestão 2025-2028, no qual a diretoria da ABEn participou para acolher e repassar informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho nos próximos três anos. Estão presentes as três conselheiras fiscais da gestão 2025–2028 — Sílvia Cristina Viana (ABEn-MA), Luciana Tavares Barbosa (ABEn-DF) e Olga Laura Peterlini (ABEn-PR) — além da diretora financeira da ABEn, Aline Macêdo, da presidenta da entidade, Jacinta Sena, da vice-presidenta, Sonia Alves, e da equipe administrativa da ABEn.


O Conselho Fiscal Nacional é o órgão responsável pela fiscalização contábil, patrimonial e financeira da ABEn. Composto por três integrantes titulares e três suplentes, eleitos pela Assembleia Nacional de Delegadas(os) (AND), o Conselho tem mandato de três anos. Entre suas atribuições estão a análise de assuntos relacionados ao patrimônio, bens e rendas da associação.