Sem categoria

ABEn se solidariza com população do Rio Grande do Sul: todos somos responsáveis por combater as consequências do aquecimento global

  • 6 de maio de 2024
  • Livia

Vidas perdidas, prejuízos incalculáveis, medo constante. Essas são apenas algumas das consequências do aquecimento global em nosso planeta. As chuvas torrenciais que afogam o Rio Grande do Sul são efeitos catastróficos da ação humana sobre a Terra. O desmatamento de florestas aumenta as temperaturas e muda o regime de chuvas, afetando gravemente as vidas humanas e não humanas.

A Associação Brasileira de Enfermagem se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e chama a todas e todos para a reflexão sobre nossa responsabilidade, como seres humanos, no combate ao aquecimento global. Desastres como o que está acontecendo no Rio Grande do Sul se tornarão cada vez mais frequentes no estado, em todo o Brasil e no planeta – não apenas na forma de enchentes, mas também em secas extremas, falta de alimentos, temperaturas mortais e novas pandemias.

Somente com nossa conscientização e pressão, o poder econômico e político mundial tomará as medidas necessárias para reflorestar e recuperar o ambiente depredado. Nós, profissionais da Saúde, precisamos compreender o quanto o aquecimento global impactará nossa relação com doenças e cuidados. Sejam vítimas de eventos extremos, sejam pessoas contaminadas por vírus que se disseminam no calor, seja pelo próprio efeito das altas temperaturas, nós, profissionais de Enfermagem estaremos sempre na linha de frente deste cenário.

O Rio de Grande do Sul sofre hoje com a falta de ação do passado. Profissionais da enfermagem, sejamos solidários e pensemos coletivamente. Em ano de eleições municipais, precisamos cobrar de candidatos(as) e eleitos(as) as medidas necessárias para diminuir os efeitos e prevenir novos desastres. Combater o desmatamento e aumentar o reflorestamento, combater o uso de agrotóxicos que matam o solo e envenenam nosso corpo, incentivar energias alternativas ao petróleo: essas são algumas das medidas que temos que apoiar para tentar evitar novas tragédias.

Ao povo do Rio Grande do Sul, nossa solidariedade.