Construção do Observatório Brasileiro de Enfermagem segue a todo vapor

  • 15 de agosto de 2025
  • Livia

A dificuldade de acesso a dados consistentes relacionados às múltiplas dimensões da prática e das inserções da Enfermagem brasileira tem sido um entrave para o avanço das políticas públicas, em especial, na área da saúde e da educação no país. Diante dessa avaliação, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Fiocruz Brasília empenham-se no processo de construção do Observatório da Enfermagem Brasileiro (OBEnf), uma iniciativa que tem como missão desenvolver programas e projetos voltados à pesquisa, ao ensino, ao desenvolvimento tecnológico e à produção de informações técnico-científicas para a Enfermagem e para a sociedade brasileira.

O OBEnf também tem como meta contribuir para o aprimoramento da atenção à saúde, da qualidade do trabalho e da educação/formação profissional, além de investigar a efetividade das políticas públicas voltadas à Enfermagem. “Para contribuir com o avanço da pesquisa em saúde e das políticas públicas voltadas para o cuidado, precisamos explorar como se dão as condições de trabalho da categoria, a jornada, os vínculos profissionais, a oferta e a qualidade dos materiais, os equipamentos e como acontece o processo de trabalho. A necessidade de dados eleva a importância desta iniciativa e justifica o envolvimento da Fiocruz em sua implementação junto à ABEn e outras instituições parceiras”, destaca a Presidenta da ABEn, Jacinta Sena.

Coordenação do OBEnf avança construção em oficina

Como parte do processo de construção do Observatório, a equipe do projeto reuniu-se pela quarta vez presencialmente em oficina realizada nos dias 7 e 8 de agosto na sede da ABEn, em Brasília (DF). O objetivo deste encontro foi aprofundar o debate sobre a proposta tecnológica, a organização do conteúdo e o desenho da interface digital. “O portal deve refletir, de forma acessível, os quatro eixos conceituais que orientam o projeto: 1) Educação e Formação em Enfermagem; 2) Produção de Conhecimentos e Tecnologias; 3) Processo de Trabalho em Enfermagem; e 4) Comunicação e Informação em Enfermagem”, explica o representante da Fiocruz Brasília na coordenação da iniciativa, Enf. Osvaldo Bonetti.

As(os) participantes dialogaram ainda sobre as estratégias de lançamento e divulgação do Observatório durante o 75º Congresso Brasileiro de Enfermagem, previsto para novembro, em Porto Alegre. A Coordenação e a equipe de pesquisadoras reiteraram o compromisso de intensificar a produção junto ao Projeto para que seja apresentada uma página do Observatório, com a indicação dos conteúdos que serão disponibilizados à Enfermagem e a sociedade no próximo período.

Até o lançamento do OBEnf no 75º CBEn!