Convite para as meninas e mulheres Cientistas
Brasília, 08 de março de 2024.
Convite para as meninas e mulheres cientistas
Essa carta é dirigida especialmente a todas as mulheres e meninas que são o presente e futuro da Pós-graduação brasileira, que formam ou serão formadas no nível de mestrado e doutorado nas diferentes áreas de conhecimento e contribuem para a melhoria da qualificação de todas as carreiras e da pesquisa.
Incluir todas as meninas e mulheres é deixar claro que precisamos estar juntas, pretas, pardas, indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e brancas, independentemente de idade, de condição de pessoa com deficiência, de vivência urbana, do campo ou da floresta. É importante também convidar os homens a compartilhar conosco nossas lutas e agruras.
No total de discentes da Pós-graduação, conforme dados consolidados em 2021, a partir da Plataforma Sucupira da CAPES, as mulheres representam o maior número de pessoas matriculadas.
No que se refere à participação docente da Pós-graduação, segundo dados da mesma base, os homens compõem um percentual de 58% e as mulheres 42%, vinculados ao SNPG. Há grandes diferenças por área de conhecimento. Nos percentuais mais baixos estão docentes mulheres de áreas como Engenharias e Ciências Agrárias (25 e 23%) e como maior número na Saúde, da Linguística, Letras e Artes (61%).
Ponto de atenção é a desigualdade entre homens e mulheres docentes nas faixas etárias em que as mulheres podem se dedicar de forma concomitante à docência, à pesquisa científica e à maternidade.
Pela análise dos dados, o maior percentual de mulheres docentes na Pós graduação estão nas faixas etárias de 60 a 64 anos e de 50 a 54 anos, em que o percentual é 45% de docentes. Contudo, na base, docentes de 25 a 29 anos e de 30 a 34 anos representam o percentual de 32 e 34 %, respectivamente. O dado é preocupante, especialmente, quando alinhado à informação de que, desde de 2003, as mulheres são a maioria entre as tituladas no Doutorado no Brasil.
Festejar e evidenciar a qualidade da produção de pesquisadoras passou a ser uma meta relevante para mudar esse cenário. Ao citar a produção de qualidade, dos trabalhos acadêmicos e técnicos, de mulheres e pessoas diversas, podem ajudar a ampliar o impacto dessa produção. Reforçando a presença diversa é que teremos um ambiente de equidade na academia em todas as áreas do conhecimento. Poderemos assim ver mais diversidade e inclusão nos quadros de docentes dos nossos Programas de Pós-graduação.
Precisamos do compromisso dos Programas e de suas Instituições em incluir mais mulheres e mais pessoas diversas na Pós-graduação, em todas as atividades como bancas de seleção e defesas, palestrantes em eventos, comissões e câmaras, entre outros.
Já temos um percurso importante, como as ações relacionadas à licença maternidade de docentes e discentes, mas novos desafios se apresentam quando estudamos os dados.
Deixamos às jovens mulheres e meninas da ciência um chamado muito importante, participem conosco, citem as mulheres e as pessoas diversas em seus trabalhos. O impacto da produção será um reconhecimento da dedicação de todas à pesquisa e à ciência. Mostrem a toda comunidade científica que a pesquisa pode ser feita por todas as pessoas!
Por outro lado, pedimos a todas as pessoas que já estão na Pós-graduação, que acolham jovens diversos, estimulem o seu ingresso e a sua permanência e garantam a qualidade e excelência da formação. Estimulem a sua inserção na docência, nos grupos de pesquisa e acreditem nos trunfos de termos um corpo docente diverso e representativo da sociedade brasileira.
Nós, mulheres integrantes do Comitê Técnico Científico (CTC) e coordenadoras das áreas de avaliação da CAPES, convidamos todas as pessoas a essa importante reflexão. Contamos com a ação de todos.
Adriana Souza Torsoni – Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Nutrição
Agnes Olschowsky – Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Enfermagem
Ana Hermeto – Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Economia
Ana Karina Bezerra Pinheiro – Coordenadora da Área de Enfermagem
Ana Luiza Navas – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Educação Física
Antonia Pereira Bezerra – Coordenadora da Área Ciências e Humanidades para a Educação Básica
Camila Indiani de Oliveira – Coordenadora da área de Ciências Biológicas III Carla Almeida – Coordenadora adjunta de Programas Profissionais da área de Ciência Política e Relações Internacionais
Carolina Teles Lemos – Coordenadora da área de Ciências da Religião e Teologia Carolina Bhering Araujo – Coordenadora adjunta Matemática/Probabilidade e Estatística
Celia Soares – Coordenadora da área de Ciências Biológicas I
Cláudia Bitencourt – Coordenadora adjunta da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
Cláudia Maia – Coordenadora Adjunta da área de História
Claudia Lúcia de Moraes Forjaz – Coordenadora adjunta da área de Educação Física, Fisiologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Cinara Nahra – Coordenadora adjunta da Área de Filosofia
Daniela Francescato Veiga – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Medicina III
Débora Foguel – Coordenadora adjunta das Ciências Biológicas II Edna Ursulino Alves – Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Agrárias I Evanilde Benedito – Coordenadora da Área de Biodiversidade
Fabiana Luci de Oliveira – Coordenadora adjunta de programas profissionais da área de Sociologia
Flávia Calé – Doutoranda em História Econômica e representante discente no CTC ES
Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais – Coordenadora da área de Direito
Geanne Matos de Andrade – Coordenadora Adjunta Profissional das Ciências Biológicas II
Giselle Rôças – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Ensino
Giselle Cristina Martins Real – Coordenadora Adjunta da Área de Educação Hamida Assunção Pinheiro – Coordenadora da área de Serviço Social Isabela Galarda Varessin – Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Biodiversidade
Ivanise Maria Rizzatti – Coordenadora da Área de Ensino
Juliana Déo Dias – Coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos da Área de Biodiversidade
Leticia Veras Costa Lotufo – Coordenadora da área de Ciências Biológicas II Livia de Oliveira Borges – Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Psicologia
Luciana Mara Monti Fonseca – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Enfermagem
Luiza Helena Oliveira da Silva – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais de Linguística e Literatura
Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues – Coordenadora adjunta da área Artes Márcia Cristina Cyrino – Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Ensino
Marciane Magnani– Coordenadora da área de Ciência de Alimentos Maria de Fátima de Souza Santos -Coordenadora adjunta da área de Psicologia Maria Goretti da Costa Tavares – Coordenadora da área de Geografia Maria Vital da Rocha – Coordenadora adjunta da área de Direito Mariângela Spotti Lopes Fujita – Coordenadora adjunta da área de Comunicação e Informação
Marta Silveira Peixoto – Coordenadora adjunto da área de Arquitetura, Urbanismo e Design
Mônica de Castro Maia Senna – Coordenadora Adjunta de Programas acadêmico Nancy Lopes Garcia – Coordenadora da área de Matemática/Probabilidade e Estatística
Patricia Melo – Coordenadora da área de História
Solange Fiuza Cardoso Yokozawa– Coordenadora Adjunta de Linguística e Literatura
Sônia Weidner Maluf – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área de Antropologia
Taís Gratieri – Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais da Área da Farmácia
Tania Mari Bellé Bresolin – Coordenadora da área de Farmácia