Defenda o ensino presencial em Consulta Pública sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Enfermagem
Foi retirado da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Enfermagem o artigo que definia o curso na modalidade presencial. O texto mantém a carga horária prevista para o estágio e para as atividades práticas (50% da carga horária total), o que, na prática inviabiliza a oferta na modalidade EaD, mas a ABEn considera fundamental que o ensino presencial esteja definido nas DCN.
“Nossa expectativa é a de que o coletivo de enfermagem participe da consulta defendendo a garantia do ensino presencial nas DCN. Vamos seguir na luta pela inclusão do parágrafo que traz essa garantia”, afirma a diretora de Educação da ABEn, Célia Rozendo.
Para participar da consulta, será necessário mandar as contribuições fundamentadas e circunstanciadas, em formato de texto, para o e-mail dcnenfermagem@mec.gov.br, até o dia 23 de maio de 2024.
Para mais informações leia:
Edital de Chamamento Instruções – Consulta Pública – Enfermagem (1)
Texto Referência pdf – Enfermagem
É fundamental a ampla participação das ABEns estaduais, das escolas e cursos de enfermagem, assim como, a comunidade de enfermagem como um todo, comprometidos com a qualidade da formação.
A consulta pública é um dispositivo regulamentar de participação social, de caráter consultivo que favorece a contribuição das/dos cidadãs/cidadãos sobre determinado assunto. A ABEn convida toda a comunidade de enfermagem interessada na formação de enfermeiras e enfermeiros para participarem da consulta pública. “Portanto, requer a continuidade da participação ativa de todo campo da enfermagem até a aprovação”, afirma a Presidenta da ABEn, Jacinta Silva.
Histórico
A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), desde 2021 vem trabalhando no atual documento, mas a discussão desta proposta tem início em 2016, passando por várias versões desde então. A consulta pública é parte do processo de aprovação, em que consta ainda audiência pública e aprovação pela Plenária do Conselho Nacional de Educação.