Fortalecimento do SUS pauta reunião entre Frente pela Vida e Ministério da Saúde

  • 7 de maio de 2025
  • Livia

A Frente pela Vida, organização da qual a ABEn é integrante, reuniu-se hoje (6) com o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), Mozart Sales e equipe para dialogar com o ministério sobre questões de operacionalização do Programa Mais Acesso a Especialistas, especialmente sobre regulação, articulação e financiamento.

“A Frente Pela Vida tem como objetivo defender o SUS e a saúde pública e, para podermos contribuir com análises e opiniões, gostaríamos de ter informações concretas pelo ministério sobre questões relacionadas à esse programa”, afirmou o coordenador da Frente Pela Vida, Túlio Franco.

Para a presidenta da ABEn, Jacinta Sena, “a reunião foi positiva quanto às informações solicitadas pela Frente que apresentou ao ministério suas dúvidas e questionamentos no sentido de contribuir para o programa e fortalecer o SUS”.

O secretário Mozart Sales explicou ao grupo que estão sendo implementadas ações de ampliação do acesso e a partir de estudos o aprimoramento de ações e oferta sobre cada um dos temas levantados e que o ministério vai ouvir as entidades da Frente Pela Vida para aprofundar e fortalecer a adequação da iniciativa. “O programa vai seguir o marco regulatório do SUS , a defesa da vida é princípios que orientam o SUS que é o do interesse público, a integralidade e a equidade”, afirmou o secretário.

Frente pela Vida é uma coalizão de entidades que defende a vida, a democracia, a ciência e o Sistema Único de Saúde (SUS), como também a qualidade de vida da população, por meio da defesa de políticas e programas de saúde. A Frente pela Vida foi criada em 2020, durante a pandemia de COVID-19, para defender a vida e a saúde pública, reunindo mais de cem entidades da sociedade civil.