Grupo de Trabalho para a construção da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem inicia elaboração do Caderno de Dicas com reflexão sobre o tema central do evento
O tema central da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (85ª SBEn) é Romper “bolhas” no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem.
As discussões em torno da construção do tema da 85ª SBEn/2024 remetem às necessidades de conhecimento e reconhecimento da nossa história com suas conquistas e desafios, contradições e dilemas que envolvem a formação na atualidade e o mundo do trabalho com novas áreas/espaços de atuação, além dos desafios em torno do fortalecimento das organizações políticas da categoria para fazer frente aos problemas decorrentes da defesa do trabalho digno.
Contraditoriamente, a enfermagem brasileira representa o maior contingente profissional no país, que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS), que consegue mobilizar bandeiras importantes, no entanto, as conquistas concretas em torno da valorização econômica e condições de trabalho e a presença em espaços de decisão ainda são desproporcionais.
Logo, tem-se um conjunto de trabalhadoras(es) que necessitam cotidianamente exercer uma capacidade de resistência a um processo histórico de precarização e, que ao mesmo tempo, precisam desenvolver a capacidade de coexistência junto a outros sujeitos sociais e até mesmo a outras formas de vida na terra, contribuindo para um planeta mais sustentável. Diante dos desafios atuais, somados a outros muito antigos, nos questionamos frequentemente: Por que não conseguimos romper com as adversidades que impactam as(os) trabalhadoras(es) do campo da enfermagem?
O uso da palavra “bolha” apresenta-se como uma linguagem metafórica buscando discutir e refletir os dilemas, as diversidades e tantas outras questões que fragmentam, que limitam olhares, que alienam e capturam as pessoas e favorecem uma reprodução do estado de coisas.
Mantemos historicamente uma divisão técnica e social do trabalho, que afasta profissionais de nível médio e superior. Assim como, permanecem os distanciamentos entre os espaços de formação e dos serviços de saúde, ou mesmo entre os níveis de atenção à saúde. E essas “bolhas” também se estendem para além do campo da enfermagem, como o que faz prevalecer o modelo biomédico, que por consequência aprisiona as potencialidades de outras categorias profissionais e seus fazeres.
Portanto, o significado de “romper a bolha”, que o tema da 85ª SBEn quer provocar, significa olhar a realidade de um outro ângulo, assumindo riscos e responsabilidades como parte de um processo, mas que também possamos buscar aliados e parcerias nos diversos espaços da sociedade. Desta maneira, urge tornar mais efetiva a resistência e, também, nossa forma de coexistir no mundo com mais solidariedade e ações coletivas.
Grupo de trabalho voltado à construção da 85ª SBEn