Lançamento do Projeto Diretrizes Orientações para a Formação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem, coordenado pela ABEn
Técnicas(os) de Enfermagem representam 70% de profissionais de Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), que, por sua vez, representam 75% da força total de trabalho em saúde do sistema. Isso dimensiona a enorme importância desses profissionais no cuidado com a população e, assim, também a importância da qualidade de sua formação.
Por isso, a formação de Técnicos(as) de Enfermagem é uma grande prioridade para a ABEn e para o Ministério da Saúde, que, neste ano de 2024, colocam em prática uma importante necessidade para a área: a construção de delineamentos e orientações para a formação das trabalhadoras e trabalhadores de Enfermagem de nível médio.
Neste dia 30 de janeiro, na sede da ABEn em Brasília, foi lançado oficialmente o Projeto Diretrizes Orientações para a Formação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem, coordenado pela ABEn e com participação do Departamento de Gestão de Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CEPESC/ UERJ).
“Trata-se da oficialização de um diálogo que começou ainda em 2021, mas foi suspenso e retomado em meados de 2023. Nesse período, já construimos as bases metodológicas e o cronograma para a construção das propostas”, explica a diretora de Educação da ABEn Nacional, Célia Rozendo.
O lançamento do projeto se deu com a realização da primeira oficina e constituição do Grupo de Trabalho para elaborar as propostas. Até novembro, o GT realizará um panorama da atual situação da formatação técnica em enfermagem, definirá os pressupostos teóricos e então elaborará as propostas de diretrizes. Os produtos finais do projeto são, além de um diagnóstico sobre a formação na área, também um documento base com as diretrizes e orientações e documento base para elaboração de material informativo sobre o tema.
“A ABEn, o Ministério da Saúde e o CEPESC/UERJ estão juntos para finalmente contribuir para a construção coletiva de propostas para preencher uma lacuna na formação de profissionais de nível técnico em Enfermagem, que em muitos lugares do país, é feita de forma precária, que não condiz com a importância da categoria para o cuidado com a sociedade”, afirma a presidenta da ABEn Nacional, Jacinta Sena.
“Vamos nos aprofundar na realidade atual da formação e realizar diálogos e reflexões profundas sobre as prioridades para que as diretrizes curriculares de profissionais em nível técnico de enfermagem atendam as necessidades de estudantes, trabalhadoras(es) e da sociedade como um todo”, afirma Célia Rozendo. “Esse projeto é uma semente muito importante para a valorização das(os) profissionais em nível técnico, que são invisibilizadas(os) mesmo diante da potência quantitativa nos sistemas de saúde pública e privada no Brasil”, completa a diretora.
“A formação de Técnicos(as) em Enfermagem foi uma das bandeiras de luta da plataforma de campanha desta gestão da ABEn. O lançamento deste projeto é a materialização de nossa proposta, o que nos incentiva a continuar o trabalho pela valorização da Enfermagem no Brasil”, afirma a diretora financeira da ABEn Nacional, Aline Macedo.