Nota do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica
O Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica da ABEn e a Red de Enfermeria en Salud del Adulto Mayor RED ESAM Capítulo Brasil vem a público manifestarem sua preocupação com a pandemia da COVID-19, seus impactos nos sistemas de saúde, no indivíduo e na sociedade e seus desdobramentos nos contextos sociais e econômicos imediato, a curto médio e longo prazo.
Neste momento, contudo, nossa maior atenção reside no cuidado a saúde das pessoas, com ênfase aos grupos de maior vulnerabilidade, entre eles, os idosos. Dados científicos e a experiência global indicam a importância do distanciamento social de todos, para minimizar os índices de contágios e proliferação de casos de síndromes respiratórias graves, buscando reduzir o número de mortes.
Estamos assistindo a tragédia dessa pandemia em outros países e o seu impulso no Brasil, com o aumento dos casos notificados e número de mortes. Urge que a sociedade se conscientize da complexidade e severidade dessa pandemia, cumprindo as recomendações das autoridades sanitária dos país, entre elas, o distanciamento social.
FIQUE EM CASA. Segundo o IBGE, 10,5% da população brasileira são idosos. Apesar da COVID-19 acometer todas as idades, neste caso os idosos são os mais vulneráveis que associado às múltiplas comorbidades aumentando assim o risco de complicações e morte.