Relatório sobre Práticas em Enfermagem no Brasil propõe caminhos para ampliação do escopo profissional
A ampliação do escopo de práticas da Enfermagem já têm sido amplamente discutida em diversos países do mundo, como consequência do desenvolvimento dos campos profissionais, das necessidades sociais e demandas de mercado. No Brasil – país com diversos pontos de vista sobre o tema e com um sistema de saúde com especificidades próprias – as práticas em Enfermagem também são objeto de diálogo e reflexão por um Grupo de Trabalho (GT) coordenado pelo Ministério da Saúde, do qual faz parte a ABEn e outras entidades do campo da enfermagem, assim como gestoras(es) estaduais e municipais e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de Nível Superior (CAPES).
Após um ano de construção coletiva, o GT publicou relatório em que analisa o contexto atual das práticas em enfermagem no território nacional, identifica as diferentes competências e experiências regionais e apresenta propostas para a formação, qualificação e regulação do trabalho, tendo em vista a prática ampliada da(o) enfermeira(o) coerente com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e com o modelo de formação profissional brasileiro, com a devida segurança para trabalhadoras(es) e usuárias(os) do sistema de saúde.
“O documento apresentado representa um primeiro passo fundamental na busca por uma enfermagem mais qualificada e atuante dentro do SUS. As discussões continuarão na segunda etapa das atividades do GT, que será dedicada à formulação final de proposições para a regulamentação das práticas em enfermagem no Brasil. A expectativa é que os resultados deste trabalho contribuam para fortalecer o papel da enfermagem no atendimento à população e para a qualificação do sistema de saúde público do país.”, explica a diretora do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional, Lívia Angeli, que participou ativamente da construção do relatório.
Leia a publicação completa aqui: https://cenits.saude.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/Relatorio_praticas_em_enfermagem_2024.pdf