Sem categoria

Resultados da Consulta Pública sobre as DCN/Enf confirmam compromisso da Enfermagem brasileira com o ensino presencial

  • 3 de julho de 2024
  • Livia

Após análise minuciosa das mais de 800 páginas de contribuições recebidas pela Consulta Pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação em Enfermagem (DCN/Enf), foi possível perceber o engajamento de profissionais, estudantes e escolas com a proposta elaborada pela ABEn* e enviada ao Conselho Nacional de Educação.

A oferta do ensino presencial e a carga horária de estágios e atividades teórico-práticas foram os grandes destaques: entre as contribuições que opinaram sobre a oferta do ensino presencial, 97% defenderam a modalidade presencial como a única forma de oferta de curso de graduação em enfermagem (bacharelado e licenciatura), solicitando a inclusão de tal modalidade de ensino no texto das DCN/Enf.

Além disso, entre as contribuições que se posicionaram sobre a carga horária de estágio, 91% mostraram-se favoráveis à proposta de 30% da carga horária total do curso destinada ao estágio curricular obrigatório, e 92% favoráveis à indicação de 20% da carga horária total do curso para as atividades teórico-práticas no mundo do trabalho.

“Acreditamos que a participação de toda a Rede ABEn foi fundamental para esse resultado, após forte mobilização por parte da diretoria nacional e das seções estaduais. A expectativa é de que a proposta encaminhada após a análise das contribuições siga para a reunião plenária de julho do Conselho Nacional de Educação (CNE)”, explica a diretora de Educação da ABEn Nacional, Célia Rozendo.

A Consulta Pública foi realizada entre 9 de maio e 3 de junho de 2024. A maioria das contribuições foi proveniente de natureza individual (84,83%), de docentes e dirigentes institucionais (64,43%) e de instituições públicas (50,14%).

*Destacamos que a proposta elaborada pela ABEn contou com a participação de representante do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn).