Sem categoria

Revistas da ABEn avançam na classificação no Sistema Qualis Capes e reafirmam a excelência científica da Enfermagem brasileira

  • 14 de janeiro de 2026
  • Livia

A Revista Brasileira de Enfermagem (Reben) alcançou a classificação A2 no Sistema Qualis Capes, ferramenta que classifica a produção de artigos, publicados por docentes e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), divulgada em revistas científicas.

História da Enfermagem – Revista Eletrônica (Here), obteve a classificação B4, consolidando-se como um periódico de referência em um campo de conhecimento altamente especializado e estratégico para a memória, a identidade profissional e a reflexão crítica sobre a Enfermagem. A conquista é ainda mais relevante pois existem apenas duas revistas no mundo dedicadas exclusivamente ao tema: a nossa Here e a norte-americana Nursing History Review.

“Essas conquistas reafirmam o compromisso histórico da ABEn com a ciência, educação, memória profissional e valorização da Enfermagem Brasileira. Em um contexto de constantes desafios para a produção de conhecimento e translação de conhecimento para a prática. Os patamares de excelência foram alcançados pelo trabalho coletivo, ético e qualificado desenvolvido pelas equipes editoriais das duas revistas”, afirma a presidenta da ABEn, Jacinta Sena.

“O avanço na classificação da Reben representa o reconhecimento da qualidade editorial do periódico, o impacto das contribuições científicas consistentes publicadas e o alcance de maior visibilidade no cenário nacional e internacional. Para a Here a classificação representa a valorização e importância das pesquisas na área de história de Enfermagem, um campo ainda pouco explorado no cenário científico global, mas essencial para o entendimento dos processos sociais, políticos e culturais que moldaram – e continuam moldando – a Enfermagem como profissão e prática social”, afirma a Diretora de Publicações da ABEn Maria Helena Palucci Marziale.

Muitos parabéns REBEn e Here!