Saudação ao Ministro da Saúde: expectativas e desafios para a Enfermagem
A Associação Brasileira de Enfermagem saúda a chegada de Alexandre Padilha ao comando do Ministério da Saúde. Com uma trajetória reconhecida no fortalecimento do SUS e da garantia do direito à saúde, sua nomeação traz expectativas sobre os rumos da saúde pública no Brasil.
A gestão enfrentará desafios importantes, como o combate à crise sanitária, a ampliação do acesso a especialistas e a garantia da oferta de vacinas e medicamentos para toda a população. No entanto, para que essas ações sejam eficazes, é fundamental que a valorização da Enfermagem esteja entre as prioridades do Ministério da Saúde.
A ABEn considera pautas urgentes a perenidade de orçamento da Saúde, o reajuste anual para o pagamento integral do piso salarial da Enfermagem; a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); a ampliação das equipes, especialmente na atenção básica, por meio de concursos e contratações; melhores condições de trabalho que preservem a saúde mental dos profissionais; assim como medidas concretas para coibir a crescente violência contra a categoria. A sustentabilidade e a qualidade do SUS dependem de uma Enfermagem fortalecida e reconhecida.
Além disso, é essencial que a gestão avance no diálogo com o Ministério da Educação para a homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem e na atualização dos protocolos de atuação profissional e dos perfis de competências das especialidades na Enfermagem, pois não podemos acompanhar só a narrativa hegemônica das especialidades. O aprimoramento da formação e do exercício profissional é um passo estratégico para garantir atenção qualificada e acessível à população.
A Associação Brasileira de Enfermagem reitera sua disposição para o diálogo e o fortalecimento de políticas que promovam avanços concretos para a categoria e o SUS. Seguiremos firmes na defesa de melhores condições de trabalho para a Enfermagem, do fortalecimento do SUS e da democracia..
Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem